Você já parou para pensar como as pessoas estão em busca de informação? E onde elas estão buscando informações hoje? Na internet. Até pouco tempo, este processo de atrair clientes era feito de forma offline: compra de mídia em jornais e revistas, contato telefônico, organização de eventos, promoção de produtos nas lojas ou supermercados em que eram vendidos, folders e outras ações. Tendo em vista que a Internet revolucionou a forma como as pessoas se comunicam e consomem informação, as empresas estão se adequando a isso. Neste momento alguém pode estar buscando uma solução que você pode ter, e claro, vender para ela! É um novo jogo, surge o marketing digital.
O que é marketing digital?
Trata-se do uso das ferramentas digitais para realizar esforços de marketing, engajar e/ou fidelizar clientes, conquistar novos e posicionar a marca. Alguns exemplos de ações de marketing digital são compra de mídia online, e-mail marketing, ações em redes sociais, SEO e Inbound Marketing.
Inbound Marketing?
Você estava acompanhando o texto até o momento que viu esta expressão estranha? Calma. Vamos explicar. Inbound Marketing também é chamado de marketing de atração e visa atrair o cliente até a empresa ao invés de ir atrás dele. Nessa estratégia, conteúdos relevantes e de qualidade são criados a fim de falar com a pessoa certa, na hora certa e com a abordagem certa.
Além disso, o Inbound Marketing leva em consideração todas as etapas executadas pelo consumidor antes da compra. Ou seja, ao invés de falar com o cliente somente quando ele está pronto para comprar – e quando todas as empresas querem sua atenção -, o Inbound Marketing propõe que a empresa interaja com o cliente, se relacione, o eduque sobre o mercado em que atua desde o início da sua jornada de compra e o influencie para que, quando o momento de escolher uma marca chegar, ele já esteja mais propenso a escolhê-la.
Os 5 elementos essenciais para alcançar resultados com marketing digital
Nesse cenário, há 5 elementos que devem estar presentes numa estratégia de marketing digital para que ela cumpra os objetivos do Inbund Marketing. São eles:
1. Personas
Personas são personagens fictícios criados com base em pessoas reais – os clientes de uma marca. Tal estudo é o que norteará a abordagem dos conteúdos que serão produzidos pois trará informações como: Qual é o perfil dessa pessoa? Como é a sua rotina? Que tipo de conteúdo gosta de consumir? Quais temas são de seu interesse? E assim por diante.
2. Jornada de compra
Lembra que falamos que o Inbound Marketing considera todas as etapas da jornada de compra e não só a última (a compra em si)? A jornada de compra é o estudo que vai compreender quais são as etapas que cada persona da empresa executa antes de finalizar a compra. A jornada de compra possui 4 fases:
2.1 Aprendizado e descoberta – na qual o consumidor ainda não tem completo conhecimento sobre o seu problema.
2.2 Reconhecimento do problema – quando, já ciente do problema que possui, começa a buscar informações sobre ele.
2.3 Consideração da solução – na qual ele avalia as alternativas para resolver seu problema, de acordo com as suas necessidades.
2.4 Decisão de compra – na qual, após escolher uma solução, ele busca as empresas que a oferecem.
Uma boa forma de explicar a jornada de compra é fazer um paralelo com a medicina. Num primeiro momento (Aprendizado e descoberta) uma pessoa não tem profundo conhecimento sobre o problema que possui, mas sabe os sintomas que sente. Por exemplo, dores no corpo, fadiga e dor de cabeça. Num segundo estágio (Reconhecimento do problema), reconhece que está com gripe e começa a buscar informações sobre o problema. Num terceiro estágio (Consideração da solução) está em dúvida se deve recorrer a medicina tradicional, que utiliza fármacos, ou a medicina alternativa, como a acupuntura e considera que possui uma rotina agitada e uma palestra agendada para os próximos dias. Ou seja, precisa melhorar rapidamente. Num quarto estágio (Decisão de compra), após avaliar as soluções, opta pela medicina tradicional e começa a buscar os médicos desta especialidade da sua cidade.
3. Conteúdo
Para produzir conteúdo é importante combinar o estudo de persona com o de jornada de compra. Dessa forma, se garantirá a produção de um conteúdo que fale com a pessoa certa, no momento certo. Observe que, cada etapa da jornada de compra possui um foco para a produção de conteúdo. São eles:
3.1 Aprendizado e descoberta – O foco aqui são os sintomas.
3.2 Reconhecimento do problema – O foco aqui é o problema.
3.3 Consideração da solução – O foco aqui é a solução.
3.4 Decisão de compra – O foco aqui é a sua marca e os seus diferenciais.
4. Canais de publicação
O canal de publicação mais comum no marketing digital é o blog. No entanto, não é preciso ficar preso a ele pois há muitas opções que podem ser utilizadas e cada uma combina melhor com cada fase da jornada de compra. São eles:
4.1 Aprendizado e descoberta – use o blog, as redes sociais e invista em SEO para atrair mais pessoas para o seu site.
4.2 Reconhecimento do problema – use cadastro em newsletter e landing pages para download de um e-book, por exemplo, para coletar uma forma de contato destes visitantes.
4.3 Consideração da solução – use e-mail marketing para se relacionar com estas pessoas e enviar infográficos, e-books, tabelas comparativas, convites para webinar e outros.
4.4 Decisão de compra – publique cases, tutoriais, contas trial e outros materiais que demonstrem a superioridade da sua empresa.
5. Frequência de publicação
Aqui não tem segredo nem fórmula mágica. A frequência de publicação de cada empresa varia de acordo com as preferências das personas. Ou seja, o jeito é testar ou perguntar ao leitor para verificar o que funciona melhor. Além de encontrar um equilíbrio entre não sufocar o leitor com muito conteúdo nem mandar algo muito esporádico, que pode fazer com que ele se esqueça da marca.
Elemento bônus: SEO
SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que têm como objetivo otimizar os acessos a um site de forma orgânica. Ou seja, fazer com que ele seja bem rankeado nos resultados de um buscador, por exemplo, o Google, uma vez que as pessoas tendem a clicar nos primeiros resultados de busca. Sua prática é muito importante no marketing digital para garantir que mais pessoas acessem o seu site, e o melhor, sem precisar pagar um anúncio para isso.
Mas, como ser bem rankeado? Isso é bem complexo pois os buscadores levam em conta uma infinidade de fatores, não revelam todos eles e mudam isso constantemente. Mas, em linhas gerais, trata-se de mostrar para o buscador que o seu site é relevante para a busca que está sendo realizada. Alguns dos fatores que demonstram isso são:
- utilizar no conteúdo as palavras-chave que os internautas usam nas suas buscas;
- ter seu texto linkado em outros sites;
- ter um site amigável ao usuário, ou seja, fácil de navegar e localizar informações e que não demora para carregar.
Vamos continuar essa conversa sobre marketing digital? Entre em contato com um de nossos especialistas para, juntos, traçarmos uma estratégia para alcançar resultados em vendas.