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Você já sabe que as redes sociais ajudam bastante na divulgação da sua empresa, não é mesmo? Investir nesses canais é uma de suas prioridades e, por isso, está sempre em busca de dicas para gerar mais negócios por meio deles.

Pensando nisso, preparamos este artigo com 7 dicas que vão te ajudar a divulgar suas soluções online e conquistar mais clientes pelas redes sociais. Acompanhe!

1. Defina as redes sociais que sua empresa estará presente

O primeiro passo para atrair clientes é escolher em quais redes sociais concentrar seus esforços — sua empresa não precisa estar presente em todas as redes existentes e em evidência no momento.

A escolha não pode ser aleatória ou baseada somente em um critério, como a quantidade de usuários. É preciso saber quais são os objetivos do negócio, seu público-alvo, as características das redes e o perfil de usuário de cada uma delas.

Por exemplo, o Instagram tem um público mais jovem e gera bons resultados para empresas de vestuário, alimentos e e-commerces. Já o Facebook é capaz de gerar credibilidade e aumentar o engajamento do cliente com empresas de diversos setores.

Para te ajudar a decidir, pergunte-se:

  • Em quais redes sociais o meu público está presente?
  • Quais redes meus atuais clientes usam com frequência?
  • Qual rede tem os melhores recursos para divulgar os conteúdos e soluções da empresa e ser um canal de comunicação com meus potenciais e atuais clientes?

2. Elabore uma estratégia para cada rede social

A segunda etapa é elaborar estratégias para cada rede utilizada. Isso mesmo: nada de compartilhar o mesmo conteúdo em todos os canais. Considere as particularidades de cada plataforma para elaborar estratégias matadoras.

Vamos ver um exemplo? Sua empresa fabrica produtos de decoração de modo artesanal. Cada produto é especial, desenvolvido com os melhores materiais e com muito cuidado pela sua equipe. Você deseja aumentar as vendas do e-commerce que colocou no ar recentemente e alcançar designers de interiores. Para isso, decide usar o Instagram e o Pinterest para conquistar clientes.

No Instagram, que é uma boa rede para e-commerces, você decidiu:

  • compartilhar suas peças já em ambientes decorados, com dicas de como os produtos podem ser usados;
  • postar cenas dos bastidores da empresa, mostrando como os produtos são criados e o cuidado e atenção de sua equipe em todas as etapas de produção;
  • exibir o link do e-commerce no perfil empresarial;

Já no Pinterest, que é uma rede muito usada para encontrar inspirações de decoração, você optou por:

  • compartilhar imagens dos produtos já ambientados e com link direto para o e-commerce;
  • postar fotos com detalhes das peças, linkando diretamente para a página de venda na sua loja virtual.

Notou como o uso é diferente? Faça isso com as suas redes sociais e evite reproduzir o mesmo conteúdo.

3. Elabore um calendário editorial

Redes e estratégias definidas, é hora de elaborar o calendário editorial. Isto é, definir a periodicidade e os tipos de conteúdos que serão compartilhados em cada canal. Para isso, é preciso conhecer a frequência de postagem ideal das rede social:

  • Facebook, Instagram e Google+: 1 a 2 posts por dia;
  • Twitter: 4 a 5 tuítes por dia;
  • LinkedIn: 1 a 3 posts por semana;
  • Pinterest: 3 a 4 pins por dia.

Considere essas sugestões e evite ultrapassá-las. Afinal, nada pior do que postar demais e enjoar os seguidores com muito conteúdo ou postar de menos e ser esquecido, não é mesmo?

4. Tenha cuidado com as publicações

Agora que você já estabeleceu a frequência de postagem, é preciso atentar-se a alguns aspectos para ter mais resultados com as publicações das suas redes sociais. Confira quais são eles:

Formatos do post

Realizar postagens com diferentes formatos é uma ótima estratégia para descobrir qual tipo de conteúdo faz mais sucesso com o seu público e aumentar o engajamento de seus seguidores. Veja os formatos que você pode utilizar:

  • vídeos;
  • GIFs;
  • dicas rápidas em textos curtos;
  • celebração de datas comemorativas;
  • cenas dos bastidores da empresa;
  • links para os artigos do seu blog corporativo;
  • citações de personalidades famosas;
  • posts de empresas parceiras;
  • materiais gratuitos produzidos pela empresa para download;
  • perguntas para conhecer as preferências dos seguidores;
  • concursos (seguindo as orientações da Lei 5.768/71 e as regras de cada rede social).

Qualidade e tamanho das imagens

Uma imagem de qualidade e adequada ao conteúdo postado pode alavancar o número de cliques, compartilhamentos e comentários, por exemplo. Por isso, é essencial verificar se ela está dentro do padrão sugerido pela rede social.

Também é importante manter uma identidade visual nas suas postagens, utilizando as cores de sua marca e/ou um estilo específico de imagem para que o público reconheça rapidamente que o post é de sua empresa.

Rotina de postagem

Siga a frequência de publicação que você definiu no calendário editorial. Não fique muito tempo sem postar conteúdos, mas não exagere quantidade de posts! Isso é essencial para alcançar o seu público-alvo na medida certa, permanecendo na sua memória de modo positivo.

Prepare os conteúdos com antecedência e separe algumas horas para agendá-los nas ferramentas que automatizam a postagem em redes sociais. Dessa forma, você não precisará parar diversas vezes por semana para fazer as publicações.

5. Responda a todos os comentários e mensagens

Não deixe de responder as mensagens, comentários e avaliações realizadas no perfil de sua empresa. Mostre ao seu público que a empresa valoriza todo tipo de feedback e os considera para melhorar seus produtos ou serviços.

Responda de modo personalizado, evitando copiar e colar respostas iguais. Confira quais ações você pode realizar:

  • responder as perguntas realizadas na página;
  • curtir e agradecer comentários positivos;
  • participar da conversa nos comentários com respostas relevantes e cordiais;
  • responder comentários negativos de modo cordial, solicitando que o usuário entre em contato em modo privado para a empresa poder resolver o problema;
  • agradecer o compartilhamento de publicações com um “curtir” ou “amei” e um comentário no post compartilhado;
  • agradecer as indicações realizadas por meio de marcação de usuários.

6. Estabeleça métricas e analise as ações realizadas

Definir e analisar métricas específicas para as redes sociais é fundamental para não desperdiçar tempo e dinheiro. Confira as principais métricas para ficar de olho:

  • Alcance: saiba como o conteúdo é distribuído e quantas pessoas são atingidas por seus posts. Você pode acompanhá-la diariamente.

  • Volume: descubra se os usuários falam sobre sua marca, as publicações e interações realizadas sobre sua empresa. Acompanhe-a diariamente e gere relatórios com os principais tópicos mencionados todo mês.

  • Engajamento: verifique a quantidade de curtidas, reações, compartilhamentos e comentários de cada postagem. Acompanhe-a em todos os posts diariamente e gere relatórios semanais e mensais para comparar o engajamento das suas redes sociais.

  • Crescimento do canal: descubra como seus perfis estão crescendo, acompanhando o aumento do número de seguidores semanalmente, mensalmente e a cada 3 meses.

  • ROI: calcule o Retorno Sobre Investimento de todas as ações pagas realizadas nas redes sociais. Isso é fundamental para não desperdiçar recursos financeiros.

Atualmente, diversas redes sociais oferecem painéis de análise de métricas para que as empresas possam verificar os resultados das ações.

7. Otimize sua estratégia de atração nas redes sociais

Com as métricas definidas, mensuradas e analisadas, estabeleça o que será ajustado para a empresa poder conquistar mais clientes.

Por exemplo, as publicações com dicas em vídeo têm um alcance e engajamento consideravelmente maior do que os posts com dicas em texto. Diante dessa constatação, você pode concentrar seus esforços na produção de dicas em vídeo para alcançar mais usuários e gerar mais negócios.

Agora que você já sabe como atrair clientes usando as redes sociais, que tal contar com uma ajuda profissional? Fale com um de nossos especialistas para alavancar suas vendas nesses canais!

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Marcelo Luciano

Gestor de Vendas
De Santo André para o mundo, apaixonado por tecnologia e tudo
que pode surgir a partir do seu uso. Go AtenaMkt!
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