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Confira 3 técnicas práticas para seu time de atendimento aplicar já.

  1. Crie rapport

Este é um conceito do ramo da psicologia que significa uma técnica usada para criar uma ligação de sintonia e empatia com outra pessoa ou grupos.

Mas lembre-se, isso não significa que você precisa concordar com tudo que está sendo dito, mas que você deve estar aberto ao que a outra pessoa está falando e conseguir se comunicar sem grandes dificuldades.

Dentro desta técnica temos algumas habilidades que precisam ser desenvolvidas, tais como:

Empatia

Empatia é simplesmente reconhecer as emoções nos outros, é ser capaz de colocar-se no lugar de outra pessoa, é compreender sua perspectiva. Fique atento a como o outro se coloca frente ao assunto que está sendo abordado, tente se colocar no lugar dele.

Espelho

Espelhar é praticamente o mesmo que ‘’copiar’’ o modo como o outro se comporta, quase como um mímico. Com sutileza quem é copiado sente que a outra pessoa é semelhante a ela, e isso naturalmente gera empatia entre ambas as partes (mesmo que de forma inconsciente). Mas lembre-se, sempre de forma sutil.

  1. Crie experiências positivas

Todos nós lembramos de algo que foi diferente, que nos surpreendeu, que despertou uma sensação boa.

Além disso, sentimos o mundo por meio dos nossos sentidos: olfato, tato, visão, audição, paladar, e tudo isso pode ser usado para criar uma experiência memorável para o seu cliente. Portanto, você tem sempre que buscar explorar ao máximo esse tipo de estratégia para garantir que a sua empresa seja sempre lembrada.

O design da marca, por exemplo, é um dos pontos principais para reforçar a memória do cliente.

Prepare a sala de atendimento, utilize cores, ajuste o tom da sua voz e até a música que você coloca de fundo antes da reunião, grandes ou pequenas, não deixe de criar experiências memoráveis!

  1. Surpreenda e seja original

Os clientes estão cansados das mesmas coisas, das repetições, das soluções infalíveis e produtos iguais. Portanto, surpreenda, tente apresentar seu serviço de modo diferente. Mostre o que você faz de diferente ou como faz diferente algo que outras empresas já fazem! Mostre que você não é igual aos outros e guarde algumas surpresas para completar esse cenário de novidade.

Quer um exemplo… Traga ao final das reuniões um chocolate que o cliente goste, ou fale sobre algo que você entender ser algo que ele goste.

Vamos continuar essa conversa sobre técnicas de atendimento? Entre em contato com um de nossos especialistas.

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Da Redação

Post publicado pela redação da Atena Marketing | AG 
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