Marketing DigitalVendas

Como mantenedor de uma instituição de ensino privada você fica de olho no mercado educacional para saber o que tem de mais novo, certo? O mesmo acontece com a concorrência. Você fica de olho na sua vizinhança para verificar se alguma instituição está chegando na área.

A boa notícia: você já deu os primeiros passos para se manter no mercado educacional. Mas não pode parar por aqui! É preciso ir além e pensar no seu diferencial para ser mais competitivo e captar mais alunos.

Pensando nisso, preparamos este post para ajudá-lo! Continue lendo para saber o que é diferencial competitivo, como construí-lo e como usar o marketing educacional para se destacar no mercado e captar mais alunos.

O que é diferencial competitivo?

Antes de definirmos este conceito, pare um momento, pegue um papel e caneta e liste rapidamente os diferenciais competitivos da sua escola.

Lista pronta? Então vamos ver o que apareceu nela! Você provavelmente incluiu alguns destes itens:

  • professores qualificados;
  • infraestrutura de ponta;
  • material didático personalizado;
  • comprometimento com a educação;
  • qualidade de ensino;
  • sistema pedagógico inovador e exclusivo;
  • ambiente saudável.

Acertamos? Dá até gosto de ver que a escola está sempre buscando melhorar seus serviços, não é mesmo? Temos apenas uma observação a fazer: esses itens (e outros que você deve ter listado) não podem ser considerados um diferencial competitivo.

Surpreso? Acredite: esse tipo de resposta é muito comum, independentemente do ramo de atuação da empresa. Isso acontece porque os conceitos de Vantagem Competitiva e Diferencial Competitivo não são muito claros para quem não é da área de marketing. Apesar de estarem relacionados, eles têm definições diferentes.

A vantagem competitiva é um conceito complexo, mas pode ser entendida como uma condição (ou conjunto de atributos) que diferenciam sua escola da concorrência.

Complicado? Pode ficar tranquilo que vai ficar mais fácil de compreender. Alguns dos atributos da lista que fizemos podem ser usados para a criação de vantagem competitiva, como o material didático personalizado e o sistema pedagógico inovador e exclusivo. Uma instituição de ensino pode usar esses dois itens para oferecer algo único e de valor no mercado educacional.

Mas e os outros itens, eles não contribuem para a construção da vantagem competitiva da minha escola? Eles até podem ajudar, desde que realmente superem os mesmos atributos da concorrência.

Já o diferencial competitivo está relacionado ao modo como seu público enxerga a escola. É tudo aquilo que faz sua instituição de ensino ser única na visão dos pais e estudantes.

Vamos ver alguns exemplos de diferencial competitivo para ficar ainda mais claro o conceito?

Uma escola profissionalizante pode oferecer a seus alunos uma infraestrutura de ponta, com equipamentos de última geração para os cursos ofertados e parcerias exclusivas com grandes empresas. Ao final do curso, seus alunos já saem encaminhados para um estágio remunerado em uma empresa renomada e aumentam suas chances de empregabilidade.

Uma escola de idiomas pode oferecer cursos voltados para o ambiente corporativo com professores nativos e com pleno conhecimento da área do aluno (marketing, administração, engenharia, etc). Além disso, oferece sessões de coaching individual para seus alunos desenvolverem resiliência, não abandonarem os estudos e conseguirem aprender o idioma sem sofrimento.

Uma escola de ensino básico pode oferecer um ambiente agradável e acolhedor, um acompanhamento próximo, personalizado, integrado e acessível aos responsáveis e atividades extracurriculares ideais para o perfil do aluno. Os pais conseguem monitorar e acompanhar facilmente o desempenho de seus filhos e recebem dicas da escola para melhorar as áreas que os alunos e a família estão tendo dificuldades.

Como se diferenciar e captar mais alunos?

Agora que você já sabe o que é (e o que não é) um diferencial competitivo, é hora de colocar a mão na massa para saber como se diferenciar no mercado educacional para captar mais alunos.

Confira o passo a passo que preparamos para ajudar você nesta jornada:

Mapeie o estado atual da sua escola

O primeiro passo é identificar o estado atual da sua escola. Você deve ter bem definido os seguintes pontos sobre a sua instituição:

  • o que seu negócio é;
  • o que faz;
  • quais são as características de seu serviço;
  • quais são as vantagens e desvantagens;
  • pontos fortes e fracos;
  • as oportunidades e ameaças do mercado;
  • atual situação do marketing.

Você também pode — e deve — fazer a análise SWOT para ajudar a mapear a situação da escola. Essa ferramenta permite analisar o ambiente interno (Forças e Fraquezas) e o ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) em que a instituição de ensino se encontra.

Com os dados coletados e informações organizadas, você vai ter uma base para poder fazer comparação com a concorrência após sua pesquisa de benchmarking.

Faça benchmarking

O benchmarking é uma ferramenta poderosa que pode aumentar a competitividade da sua escola e conseguir captar mais alunos. Esse processo detalhado de pesquisa possibilita a comparação com as instituições concorrentes ou líderes de mercado. O objetivo é identificar os pontos fortes e fracos e as práticas de mercado da concorrência para superá-las.

Identifique seus diferenciais competitivos

Depois de tudo o que acabamos de ver, você deve estar pensando: “Ok. Entendi tudo até agora. Como eu faço para identificar um diferencial competitivo corretamente?”.

Para ter sucesso nesta etapa, é preciso verificar se as seguintes características estão presentes no que você considera um diferencial competitivo:

Ele faz a sua escola ser única

Se há uma oferta para o Ensino Médio na sua instituição, o que a torna melhor do que a da concorrência e faz sua escola captar mais alunos? Um exemplo pode ser o acompanhamento e preparação para o vestibular desde o primeiro ano de estudo — e não somente no último.

Seu público valoriza e deseja

O que faz os alunos desejarem estudar na sua escola? O que leva os pais a matricularem seus filhos? O que eles valorizam e desejam: o ambiente agradável e acolhedor, a vasta oferta de atividades extracurriculares, a oportunidade de aprender com um profissional reconhecido?

É quantificável

Poder quantificar o diferencial é importante para captar mais alunos. As escolas de Ensino Médio focadas em vestibular já usaram bastante este atributo. Você com certeza já viu algum anúncio com “1º lugar na Universidade XYZ”. Um outro exemplo é “98% dos alunos são efetivados após o seu estágio com a empresa parceira.”.

Em vez de apenas afirmar que “temos a melhor metodologia de ensino”, verifique se pode quantificar esse diferencial: “95% de nossos alunos são aprovados no vestibular na primeira tentativa”.

É difícil de ser imitado

Por fim, o diferencial deve ser difícil de ser copiado. A qualidade de ensino e professores qualificados, por exemplo, são facilmente oferecidos pela concorrência. Mas um sistema de gestão integrado com a área pedagógica e administrativa que permite que a escola e os responsáveis saibam tudo o que está acontecendo, prever comportamentos e ajuda no desenvolvimento de programas personalizados para os alunos, pode ser difícil de copiar.

Se você notar que não tem diferenciais competitivos, precisa desenvolvê-los para conseguir se destacar no mercado e captar mais alunos.

Invista em marketing educacional

Por fim, investir em marketing educacional é essencial para conseguir se diferenciar e alavancar a captação de alunos. Lembre-se de que diferencial competitivo está relacionado ao modo como seu público enxerga a escola. Portanto, a realização de ações de marketing (online e offline) não pode ficar de fora.

Para acelerar o crescimento da sua instituição de ensino e captar mais alunos, é necessário adotar novas estratégias e metodologias de trabalho. Em relação ao marketing digital, o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo são duas excelentes opções para instituições de ensino.

O Inbound é uma metodologia composta por estratégias que atraem potenciais alunos para o site da escola. O objetivo é fazer com que a instituição seja encontrada pelo público desejado no momento certo (sem precisar usar anúncios invasivos) e manter um relacionamento próximo e vantajoso com os potenciais alunos. Para isso, faz uso de mais estratégias como o Marketing de Conteúdo, E-mail Marketing, Automação de Marketing, entre outras.

Muitos termos novos aparecendo, não é mesmo? Para simplificar, confira algumas etapas que vão ajudar na realização de ações de marketing digital:

  • Elabore personas para os cursos oferecidos;
  • Faça o planejamento da estratégia de Inbound Marketing;
  • Estabeleça a presença digital da instituição;
  • Produza e compartilhe conteúdo para atrair o público desejado;
  • Faça o alinhamento do time de marketing e vendas;
  • Analise as métricas e otimize as ações realizadas.

Mas como vou fazer tudo isso exatamente? Não deixe de conferir os detalhes de cada uma dessas fases no Guia Completo de Marketing Escolar.

Percebe como se diferenciar e ser competitivo para captar mais alunos requer dedicação e planejamento? Não basta apenas ter professores qualificados, qualidade de ensino e comprometimento com a educação, por exemplo.

Isso a concorrência também oferece! Para captar mais alunos, é necessário encontrar e criar diferenciais competitivos únicos para a sua instituição de ensino, fazer benchmarking e realizar ações de marketing educacional.

Agora que você já sabe o que fazer para se diferenciar, ser mais competitivo e captar mais alunos, que tal conversar com um de nossos especialista para entender como ampliar suas ações?

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Marcelo Luciano

Gestor de Vendas
De Santo André para o mundo, apaixonado por tecnologia e tudo
que pode surgir a partir do seu uso. Go AtenaMkt!
Leia Também